Hoje ouvimos e vimos o 1º vice-presidente do PSD a exortar o PS a apresentar medidas para contornar o chumbo do TC ao orçamento de estado de 2013. Mas isso não tem é de ser pedido ao governo?
http://sol.sapo.pt/inicio/Politica/Interior.aspx?content_id=72214
Esta gente não sabe mesmo já o que dizer ou fazer. Parece básico que o TC vai declarar algumas medidas inconstitucionais, perante isto já não sabem o que dizer ou fazer no governo e seus acólitos. Também está provado que não sabem fazer orçamentos sem ser de forma inconstitucional, foram dois em dois anos portanto 100%, bela percentagem de erro.
Agora faz-se pressão sobre o TC dizendo se chumbam têm de assumir as responsabilidades ou dizendo que não há pressão porque já passaram três meses, ora esta é uma forma estupida e indecente de tentar tirar as culpas de cima dos únicos culpados, quem faz o orçamento, que é o governo.
Agora tentam solicitar ao PS uma responsabilidade que antes nunca lhe concederam, apoiando-se na sua maioria absoluta como garantia para tudo e mais alguma coisa, excluindo o PS até de dar opinião, enquanto ainda apoiava alguma coisita viabilizando o orçamento de 2012. Assim ao pedir ao PS que diga como resolveria, mais não é que o tentar dizer que não há outro caminho e que será a desgraça de um segundo resgate.
Isto que faz esta gente é pura demagogia e faz o que levou muita gente antes a classificar o Sócrates como mentiroso, com uma diferença substancial, não havia tanta austeridade, e a economia cresceu 1,6% em 2010. Há quanto tempo vem o inseguro Seguro a dizer que este caminho é errado? Este governo manda toda a gente para a forca e quando já estão lá dentro pede que outros digam como se pode dali sair. São burros e querem fazer dos outros todos burros.
Falam de uma coisa inevitável como se ela pudesse ser evitada, falo do segundo resgate, ao qual estamos condenados desde a assinatura do memorando. Não havia forma de o evitar sem rever favoravelmente o memorando. Mas o que fez o governo? “Vamos além da Troika”, “custe o que custar”, pois aí está o que custa e onde viemos dar. Mesmo com medidas inconstitucionais no OE de 2012 não deu para cumprir as metas.
Não dará em 2013 também, mesmo mudando-as no último trimestre, como no ano passado e mesmo que o TC não chumbe nenhuma das medidas, não dará para cumprir as, já substancialmente alteradas, metas.
Agora é apenas a tentativa da fuga para a frente, usando a mentira como caminho para justificar o injustificável. Não será de nenhuma maneira possível fugir ao segundo resgate, a menos que paguemos juros de qualquer preço e depois quem vier a seguir fecha a porta. Pois não foi a ir aos mercados que atingimos o endividamento que atingimos? Agora o menos mau que nos pode acontecer é a Troika dar-nos outra fatia de empréstimo a juros fixos, como no caso do Chipre 2,5%, mas com prazo para nós a 30 anos. E a fatia deverá ser do valor equivalente a tudo o que devemos aos credores fora do universo da Troika.
ESTA GENTE NÃO PRESTA, MENTE-NOS SISTEMÁTICAMENTE E TENTAM DETURPAR A REALIDADE ACUSANDO OUTROS DAS RESPONSABILIDADES QUE SÃO UNICAMENTE SUAS.
NÃO HÁ FORMA DE ESCAPAR AO SEGUNDO RESGATE NESTE MOMENTO. OU HÁ, É INCUMPRIR COM OS PAGAMENTOS DA DIVIDA OU DOS JUROS.