Diário

Crónica de um fim com o início já pensado.

Este assunto de que escrevemos hoje, a guerra na Europa, já temos vindo a falar dele faz anos. Inclusivamente, coloquei esta questão ao Dr. Mário Soares em Janeiro de 2012 num jantar conferência em que participei com ele como orador, ao que me respondeu claramente ser uma forte possibilidade.
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=620269
Agora vem alguém com responsabilidades na europa e que não é ainda acusado de senil, como o Dr. Mário Soares é pelos seus detratores, dizer o mesmo e chamar a atenção para os perigos de uma guerra na europa.
Sim os fantasmas da guerra na europa não desapareceram, se continuamos a condenar à pobreza pessoas a quem, legitimamente, tínhamos dado esperança de ser bem-sucedidos na vida pela sua elevada formação, sujeitamo-nos a que essa gente se una em torno de um projeto bélico contra o sistema que os exclui.
Basta para isso que um qualquer personagem se mostre claramente contra o sistema e seja populista e convincente o suficiente para mobilizar estes apoios. Só se parte para a força quando já se perdeu a esperança da resolução poder ter outra forma. Nessa condição, será essa a saída mais provável.
Nicolau Maquiavel tem uma frase que eu acho genial e muito adaptada a esta condição: “ Não se deve levar o homem ao desespero, pois quem não espera o bem, não teme o mal”.
Estamos a chegar a uma situação em que já ninguém espera que o bem venha da união europeia com estas políticas de austeridade e de empobrecimento dos mais fracos economicamente e inversa situação dos países mais ricos, independentemente de também os cidadãos desses países sentirem os efeitos da austeridade. Pois o erro está na distribuição, não no consumo dos cidadãos.
Ou a europa muda de paradigma político e económico ou a guerra será uma questão de tempo, disso não temos dúvidas. Começam a nascer movimentos xenófobos, a extrema-direita tem votações fortes sempre em todo o lado, e o perigo espreita, cada dia mais intenso.
ESTA EUROPA ESTÁ LONGE DA IDEIA QUE ESTEVE NA SUA GENESE E ERA O PENSAMENTO DOS SEUS IMPULSIONADORES, GENTE SOCIAL-DEMOCRATA E SOCIALISTA.
TEMOS HOJE UM MODELO ULTRALIBERAL CAPITALISTA, QUE TEM A BANCA E A ESPECULAÇÃO FINANCEIRA COMO IDEOLOGOS PRINCIPAIS, QUE SE NÃO ARREPIA CAMINHO, LEVARÁ AO COLAPSO DO MODELO EUROPEU E POSTERIORMENTE À GUERRA.

Standard

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *