Diário

Mandela o homem bom

MANDELA O HOMEM BOM….

Embora já muito e bom tenha sido dito sobre este senhor no dia em que muda de mundo, eu teria para ficar bem com a minha consciência de dizer sobre ele o que eu acho……
Não conheci nem convivi nunca com este cavalheiro da politica, nunca tive tal prazer….. Mas lembro-me da causa que defendeu, do tempo que passou, aprendendo, sobretudo na prisão de Robben Island e guardo até hoje bem vivo na minha memória, o dia da sua libertação e o cortejo que o acompanhou nesse dia. Lembro-me bem das expressões de emoção e alegria que em todo o mundo floresceram nas faces de humanos de todas as raças e credos…..
Conseguiu depois como líder da nação mais rica da África manter uma certa paz, coisa difícil naquelas paragens dadas as diferenças de renda e culturais…. Ainda assim soube impor-se e obter de todos os líderes mundiais aceitação e reconhecimento…. Muito devem a este senhor, todos os africanos e mesmo a humanidade em geral.
Não descreverei as suas capacidades políticas, nem de estratega, nem se foi um bom ou mau presidente para os sul-africanos, ou se era um grande estadista. Outros o farão melhor que eu por possuírem outras ferramentas.
Falarei apenas da sua vontade de revolucionar sem excluir ninguém, nem mesmo aqueles que o torturaram e colocaram na cadeia por 27 anos….
Só alguém bom, o conseguiria de maneira tão abrangente…..
Os homens bons não morrem nunca, ficam pela sua obra e exemplo para a eternidade. De entre muitas, guardo uma frase que ele disse no dia em que cumpria oitenta e nove anos:
“Devemos promover a coragem onde há medo, promover o acordo onde existe conflito, e inspirar esperança onde há desespero.”

Será eterno este homem e manter-se-á para sempre como uma referência da humanidade.

São homens como ele que vão dando esperança aos mais desfavorecidos e fazem os povos manter a esperança em certos líderes, embora muitos não estejam à altura…. Também com esses, que não sabiam ser, ele era frequentemente duro e corretor, mostrando que se pode e deve ser tolerante, mas nunca deixar-se subalternizar por nenhum tipo de poderes ou interesses….

Para a eternidade ficará o seu caloroso sorriso, a sua obra e sobretudo o seu exemplo…

NELSON MANDELA, O HOMEM BOM, NÃO MORRERÁ JAMAIS…..

Dinis Jesus – 05-12-2013

Standard

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *