Diário

A culpa da banca e da alta finança na nossa situação.

Hoje Marques Mendes dá-me alguma tranquilidade, pois até aqui parecia-me que eu estava a ficar maluco e alucinado, por ser dos poucos que há mais de dez anos vêm dizendo que a banca e a alta finança levariam a Europa e sobretudo Portugal para a desgraça. Até pareço o Cavaco a informar que já tinha avisado.

Vejamos que hoje este senhor, umas vezes isento comentador, outras militante do PSD, outras ainda adivinho ou aprendiz de feiticeiro, veio dizer que a culpa de muito do que acontece em Portugal é dos banqueiros que temos. A verdade é que eu não podia estar mais de acordo com o homem.
Marques Mendes in o Sol
Eu desde o princípio deste seculo que venho chamando a atenção para os produtos virtuais e para a forma de gerir o mercado financeiro que a europa tem vindo a praticar, mesmo todo o mundo globalizado da banca e da finança, tirando umas quantas poucas honrosas exceções vindas de uns desalinhados países, sempre muito mal rotuladas pela atual máfia dos mercados financeiros. Essa entidade poderosa sem rosto e sem legitimação popular, mas que controla inapelavelmente os destinos dos povos, com o beneplácito dos poderes legítimos.
Por isso tenho de concordar com esta estranha e rara abordagem da coisa por parte deste senhor, confesso-me mesmo muito surpreendido com ela. Curioso que ontem tinha sido assunto de debate entre mim e dois amigos do facebook este tema da gestão criminosa da banca e as consequências disso para os povos europeus.
Vou deixar um vídeo do youtube com um trecho de uma sessão no parlamento europeu onde um deputado inglês fala sobre esse assunto e o que mudará com a aplicação das taxas sobre transações financeiras, diz ele e eu concordo, nada mudará enquanto não se alterarem as políticas criminosas impostas pelo poder da banca e alta finança mundiais.
Uma coisa estas políticas fazem, é cada dia trazer mais gente para o nosso lado da barricada, como até este insuspeito de esquerdista Marques Mendes. Pois sejam bem-vindos os que vierem por bem, ou seja os que vierem sem segundas intenções.
Digo-o também já há algum tempo, se queremos mudar alguma coisa de imediato, temos de nacionalizar a banca temporariamente. Claro que assegurando os direitos legais dos acionistas e depositantes. Mas só essa medida impedirá o continuar da desgraça até à debacle final.
PERGUNTO EM BUSCA DE RESPOSTAS INTELIGENTES, O QUE MUDARIA PARA A MAIORIA DOS CIDADÃOS DESTE PAÍS SE FOSSE NACIONALIZADA A BANCA?
JULGO QUE NADA, SE AS CONDIÇÕES DE MOVIMENTAÇÃO POR PARTE DOS CLIENTES FOSSE MANTIDA.
18-05-2013
Dinis Jesus

Standard

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *