Hoje tivemos a infelicidade de ser surpreendidos com uma notícia que nos deixa muito assustados.
http://expresso.sapo.pt/assessor-de-passos-simula-carta-de-lagarde-a-seguro=f790430
E deixa-nos assustados, porque este senhor é assessor para a área económica do senhor primeiro-ministro, se fosse o coveiro da minha freguesia, até teria a sua piada, mas certos senhores, com cargos de responsabilidade, não se podem dar a estas diarreias mentais.
Deixo o link para a página do ilustre senhor, com nome de uma das renas do pai natal, o post é de terça-feira passada. Terá só o nome ou também a mentalidade e inteligência do bicho?
https://www.facebook.com/antonioseguro#!/rudolfo.rebelo?fref=ts
Isto ou é claramente assumido como uma palhaçada, por parte de quem perde tempo e escreve no facebook na hora de trabalho, pago com dinheiro dos contribuintes portugueses, venha ele da troika ou não. Ou então é grave se este senhor acha que isto é sério, importante e que configura parte do seu trabalho, volto a referir, que nós pagamos.
Isto não é sério, não é atitude de quem está na política, na coisa pública, com dedicação e rigor. Mais não é que uma brincadeira de mau gosto de alguém que se entretêm a fazer brincadeirinhas de fingir política. Demonstra mesmo o tipo de pessoas que nos governa e quem escolhe para diligentes ajudantes.
Isto tirando o escorreito português, é digno de comentário de tasca ou está ao nível da conversa das prostitutas de mais baixa formação, quando discutem a forma do serviço de cada uma ou o local de trabalho ou ainda o preço que cobram aos clientes. Espero que esta comparação não ofenda as senhoras, por as comparar a tão baixo nível de dignidade. Não pode assim, nem deve, ser motivo de atenção de ninguém com responsabilidades públicas.
Estes senhores brincam com o nosso dinheiro, não nos prestam atenção e demonstram uma atitude de sobranceria em relação aos seus concidadãos, pois isto até pode parecer interessante, ou mesmo verdade a alguns dos seus papalvos amigos, vejam-se os comentários do post, mas demonstra uma atitude quase nojenta de alguém que deveria estar seriamente na política.
Espero que o António Jose Seguro, nem sequer caia na tentação de responder a isto, pois atribuiria a este senhor um estatuto que ele de todo não tem. É tolo e nem sequer o tenta disfarçar.
Pois deveria ler melhor o que escreve a senhora Lagarde, nos discursos oficiais, quando admite que aquilo que estudaram e contrataram no malfadado memorando, está desequilibrado, causa muito mais recessão que as previsões iniciais e que deverá a austeridade ser aliviada e acompanhada por medidas de estímulo ao crescimento.
Todos os portugueses querem pagar, imagino eu, pois somos um povo de gente, maioritariamente séria, depois temos uns quantos relvas e outros nomes com ligações ao BPN e outras, que não serão assim tão sérios, temos ainda uns quantos assessores que se são sérios e dignos o escondem muito bem e se dão ao luxo de palhaçadas inqualificáveis.
Penso que o Seguro também quer pagar, e sempre o disse, mas com mais tempo e melhores condições. Certamente isso terá agarrado um outro plano de resgate, plano esse que será o menos mau do que nos pode acontecer, poderemos nós ir aos mercados e sujeitar-se aos caprichos dos especuladores com a nossa economia no estado em que está? Resposta: NÃO. Em 2014, estaremos pior que hoje em todos os indicadores, divida, desemprego, PIB, exportações, e o deficit, sem receitas extraordinárias ou privatizações será o que Deus quiser, mas nunca o acordado.
ESTES SENHORES NÃO SÃO SÉRIOS E MENTEM A TODA A HORA, TENTAM PARECER UMA COISA QUE DE TODO NÃO SÃO, HONESTOS E SABEDORES.
PODEMOS E DEVEMOS RENEGOCIAR, MONTANTES A PAGAR, JUROS E CONDIÇÕES DE PRAZO, NO QUE RESPEITA À NOSSA DÍVIDA, SOB PENA DE ELA NOS ENGOLIR E NUNCA SERMOS CAPAZES DE A FAZER BAIXAR, VEJA-SE O PASSADO RECENTE (2011-2012), SEMPRE A AUMENTAR.
SERÁ À GREGA, POIS BEM, ANTES À GREGA QUE ALÉM DA TROIKA, COMO ESTA CAMBADA DE MISERAVEIS GOVERNANTES E BACOCOS ASSESSORES, EMPOBRECENDO E MAL DISTRIBUINDO AS DIFICULDADES ENTRE OS SEUS CONCIDADÃOS.
Diário
As desnecessidades necessárias.
Este título pode parecer um pouco tolo, e o desenvolvimento dele vai ser cáustico e duro, por duas razões, uma o meu Benfica que, por opções estupidas, perdeu e a outra o nosso ministro Alvaro, ter-se colocado de rabo a jeito para ser sodomizado em relação aos e pelos angolanos, sujeitando-se a ele e aos seus compatriotas à suprema humilhação da prostituição, esta institucional.
Por essas duas situações, apetecia-me tratar mal todas as entidades, mas vai esta, e é uma camara municipal.
Pois vejamos aquilo a que chamamos necessidade desnecessária: hoje fomos confrontados com a obrigatoriedade de acompanhar um amigo numa busca documental, no meio dos seus organizados papéis, pois se fossem os nossos, dez horas depois ainda andaríamos a tentar encontrar o tal obrigatório e desnecessário documento, emitido dez anos antes da sua necessária apresentação.
O tal documento, obrigatório mas de todo desnecessário, passarei a explicar o porquê da desnecessidade, é solicitado para requisitar a ligação da água a uma habitação, que por sinal já teve a ligação efetuada por mais que um utilizador da mesma casa. Esta obrigatoriedade da apresentação do documento, foi imposta pela mesma entidade que emite o referido, a camara municipal de Vila Nova de Poiares.
Agora para colocar de forma absolutamente concreta este exemplificativo da estupidez que graça neste nosso amorfo retângulo chamado Portugal, temos para dizer o seguinte:
A camara municipal de Vila Nova de Poiares, obriga os requisitantes da ligação da água a uma habitação, com ramal executado, que já foi abastecida anteriormente em nome de outros consumidores, a apresentar como documento instrutório do processo de solicitação de fornecimento de água, a licença de utilização da mesma habitação.
Nada temos contra a formalidade, não fora o facto da entidade emissora deste documento, ser a camara municipal que fornece a água. Ora pois, imaginemos a seguinte inusitada situação: o proprietário da referida casa era um sujeito tão anárquico quanto nós e não tinha bem arrumado e catalogado o papelito, teria de solicitar segunda via à mesma entidade que o quer na instrução do pedido.
Este papelito, por sinal não tem o mínimo de dignidade, ainda se fosse um papel com gramagem e textura de nobreza suficiente para o querer guardar como documento importante, atestatório de sobeja qualidade e distinção, entenderíamos que até fosse guardado em cofre, qual preciosa relíquia. Mas este insignificante papel, que nem sequer refere o artigo urbano a que se reporta, apenas informa a que processo de licenciamento de construção, dá a devida conclusão, autorizando a utilização para o fim que foi solicitada a possibilidade de construção.
O número da licença de construção será assim em termos futuros, muito mais necessário que o número de registo na respetiva matriz predial da referida habitação, no entender da tal camara municipal. Claro que a habitação pagará impostos sobre o património porque está registada nas finanças e avaliada como moradia habitável, mas isso por si só não satisfaz a soberana camara municipal, beneficiária liquida do referido imposto, pode e deve receber o respetivo imposto municipal sobre imoveis, como de utilizável habitação, mas se o que se trata é fornecer-lhe um básico bem, a agua canalizada potável, não reconhece a tal habitação como utilizável sem a apresentação do singelo papelito.
ESTE É O PAÍS E OS AUTARCAS QUE TEMOS. BORUCRACIAS SEM FIM, SEM JUSTIFICAÇÃO OU UTILIDADE VISIVEIS, MAS INTRANSPONIVEIS CONDIÇÕES PARA A MAIS BÁSICA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS.
É POR ESTAS SITUAÇÕES E POR TERMOS MINISTROS COMO O ÁLVARO, QUE POR SINAL TEM LIGAÇÕES FAMILIARES AO CONCELHO COMANDADO POR ESTA INSIGNE CAMARA MUNICIPAL, QUE DOU RAZÃO A UM ILUSTRE QUE DIZ QUE OS LIDERES SÉRIOS DA OPOSIÇÃO, SÓ ALCANÇARÃO A DEVIDA DIGNIDADE, NA LIBERTAÇÃO IDEOLÓGICA DAS GRADES DA PRISÃO.
Real Madrid versus Barcelona.
Hoje assistimos a um jogo de superior qualidade entre as duas maiores equipas do futebol de “nuestros hermanos”, ou mesmo quem sabe do futebol mundial.
Nós que somos adeptos do Real Madrid e da forma de treinar de José Mourinho, quase rejubilamos quando a equipa treinada por si ganha. Reconhecendo que nem sempre nutrimos esta admiração por ele, talvez por sua arrogante atitude que nos desagradava inicialmente, embora hoje lhe reconheçamos esse direito, pela sua elevada competência.
O jogo foi absolutamente controlado pelo Real Madrid e nem a qualidade e irreverência de Messi valeu ao Barcelona, que demonstra fraquezas que lhe não eram habituais. Depois do Milan, agora o rival de sempre a dar uma tareia e a afastar os blau-grana da final. Bom e o Milan terá o afastamento dos ditos, da champions, quase assegurado, pois não cremos que seja fácil marcar três golos aos italianos, mesmo em Camp Nou.
É interessante ver quatro portugueses bem-sucedidos e ao mesmo tempo. Nos tempo de crise que nos assola, ver quatro portugueses bem-sucedidos de uma só vez, mesmo só se jogarem futebol e a sua equipa ganhar, tal a desgraça da nossa vida.
É ainda bestial poder ver a regularidade e qualidade de Cristiano Ronaldo e a quantidade de golos que vai marcando, num dos mais competitivos campeonatos do mundo, seja qual for o adversário ou competição.
Pouco nos agrada ultimamente, mas ver um grande jogo de uma equipa de quem gostamos, traz-nos alguma, momentânea, alegria.
ESPEREMOS AGORA QUE TAMBEM NA CHAMPIONS, MOURINHO SEJA BEM SUCEDIDO E POSSA GANHAR AO MAN. UNITED, PARA ASSIM FAZER HISTÓRIA,TALVEZ CONQUISTANDO O TITULO DE CAMPEÃO EUROPEU MAIS UMA VEZ E ASSIM CALAR ALGUNS ESPANHOIS MAIS MALDIZENTES.
Porque estarão aqui blindados certos contratos que são autênticos roubos?
Mais um bom exemplo que nos chega da América do Sul, quando alguns ganham descaradamente e com isso empobrecem os restantes, há que tomar medidas, pois veja-se esta do Sr. Chavez, mesmo enfermo.
http://economico.sapo.pt/noticias/chavez-fecha-lojas-zara-por-72-horas_163427.html
A Zara tem na Venezuela nove lojas em sistema de franchising, que face à desvalorização da moeda local, não refizeram os seus preços de venda sujeitando assim os clientes a um esforço maior para adquirir os produtos.
Pois o que faz o governo Venezuelano? Fecha as lojas até que estas expliquem as suas estruturas de custos e assim possam justificar as margens, não sendo estas razoáveis, zaz, sanções para cima.
Não entendemos porque não se praticam cá medidas semelhantes para roubos tremendamente mais descarados e se deixa uns quantos “Vampiros”, para usar o termo do Zeca Afonso, roubar os restantes cidadãos com rendas pornográficas nas autoestradas e outras PPP, e ainda com as rendas da energia.
Sabemos bem porque o não fazem, porque não querem tocar em quem lhes pode garantir o sustento futuro em termos de reformas ou vencimentos dourados.
Assim certos ministros, podem depois,” por seus valerosos feitos”, a favor destas empresas, ficar muito ricos quando deixam o governo. Podiam enunciar-se alguns nomes hoje em dia.
Para o professor Salazar já era claro, que melhor que ser ministro, era ter sido ministro. Tem ainda uma frase que eu acho tão acertada como muitas atitudes do presidente Chavez, pois é ela a seguinte: “ há que regular a máquina do Estado com tal precisão, que os ministros estejam impossibilitados, pela própria natureza das leis, de fazer favores aos seus conhecidos e amigos,”. Quase premonitória a frase, para a bandidagem que nos tem governado de 1986 para cá.
Somos claramente esquerdistas, mas se hoje se mantivesse a governação de Salazar, estaríamos claramente à esquerda do que temos estado nos últimos vinte anos, admitindo que em termos de liberdades também já se teriam feito avanços significativos, não estaríamos pior que hoje. Sei que estas afirmações podem chocar legitimamente, os que foram torturados às mãos do regime Salazarista, por isso peço que se não ofendam com a minha observação. Apenas digo que concordo com muitas das suas teorias e que eram no meu entender muito mais defensoras do povo, que as tomadas por governos democraticamente eleitos por esse mesmo povo.
TERMINAMOS COM UMA QUESTÃO: PORQUE NÃO SE CORTAM OS TAIS 800M€ EM 2013, NAS RENDAS DESTA GENTE EM VEZ DE SALTAR DE NOVO EM CIMA DO ZE POVINHO?
A maldade e a mentira a terem pequenas vitórias.
Hoje fomos de novo surpreendidos pela maldade de uma pessoa que mente descaradamente para obter a justificação para os seus ardilosos e adúlteros comportamentos. Com base em mentiras e caluniosas acusações, lá obteve uma demonstração de pequeno poder, com um despacho do ministério público fundamentado em mentiras da mãe, sem contraditório.
A nossa justiça, de quem todos falam mal, e na qual até temos depositado algumas esperanças e feito até muitas vezes a sua defesa, pela complexidade das causas e pelo mau carater dos litigantes, que muitas vezes dificultam seriamente a tarefa de encontrar a justa sentença ou mesmo as medidas intercalares de procedimento judicial com efeitos preventivos.
Pois hoje fomos, de novo, surpreendidos por um email da maldosa mãe, a vangloriar-se de uma decisão de um procurador do ministério público, que com base em falsas declarações e possível forjar de provas, confere provisoriamente a guarda da filha à sua mãe e impede o pai de a ir buscar à escola, como se ele represente algum perigo ou ameaça para a filha. Apenas permitindo que o pai esteja com a filha na presença de terceira pessoa. Devemos informar que nos últimos quatro anos a filha passou o dobro do tempo com o pai que com a sua adúltera mãe, pois esta embora vivessem juntos, passava mais tempo a entregar-se aos seus devaneios comportamentais em Angola, na companhia do seu namorado de ocasião, que em Coimbra onde viviam e onde o pai estava sempre com a filha, como facilmente poderá ser atestado por muita gente desta cidade que conhece pai e filha e mesmo a ardilosa mãe.
Toda esta encenação, tem como base os atrás referidos adúlteros comportamentos e a necessidade de limpar a face, junto das amigas e amigos, talvez até junto do novo engate, arranjando uma falsa justificação no comportamento do pai, para o seu deplorável modo de vida.
Transcrevemos abaixo a mensagem que recebeu o pai no telemóvel no dia de Natal de 2012 pelas 13:30 horas. E onde claramente ameaçavam que iam fazer o que estão a fazer.
“Garanto lhe sr. Dinis com todo respeito de facto nao somos da mesma laia. Sou juiza em angola tenho meu pai em estado terminal em portugal. A ossanda deixou de ir a viseu para casa dos sogros para fazer a ceia em sua casa. A isabel tem sido incansavel . Ja a orientei vamos a policia voces serao avaliados e crianÇa tera concerteza uma educaÇao de gente educada e civilizada. Desculpe nao me contive. Este inferno tera que terminar nao pode nao tem o direito de envolver toda gente nos seus problemas. Feliz natal”
Este ardil está a ser montado há já algum tempo e sabemos que numa primeira fase até pode colher seus frutos. Esperaremos calmamente que a justiça se faça e como ameaçava a pseudo-juíza de nome Anabela, sejam os pais devidamente avaliados, coisa que até agora não aconteceu.
Esta situação de fazer despachos avulsos e sem ouvir a outra parte, parece-nos de todo injusta, até porque já passaram quase dois meses que o pai está impedido de ver a filha, apenas por vontade da sua maléfica mãe.
Embora percebamos que, em alguns casos e sem conhecer a outra parte, tais medidas tenham de ser tomadas com carater de urgência para salvaguardar a posição dos menores. Aqui não era de todo o caso, pois o pai não representa nenhuma ameaça para a filha, conseguiu até descobrir em que escola estava a filha, faz já três semanas, falou com a professora dela e com a coordenadora da escola, que não tinham à data nenhuma informação de nenhum tribunal que o impedisse de estar ou recolher a menor. Mas de todo não o faria, para não ter uma atitude semelhante à que condena na mãe, a de fazer da filha um joguete de vingança e maldade. O que quer este pai é de todo o melhor para a filha. E esta diz claramente que antes queria viver em Coimbra, ainda hoje o dirá sem dúvidas.
A única verdade, neste ardiloso caso, é que a mãe sem nenhuma justificação, premeditadamente causou algumas discussões com o pai, faltando sistematicamente ao acordado em relação à filha, nas datas em que estaria com o pai e quando viria a Coimbra na altura do Natal e com quem estaria nessa fase sempre que não estivesse com a mãe. Deixando-a sistematicamente com gente que apenas pode ser má influência para a menina, por seus supérfluos, levianos e mentirosos comportamentos.
Tais discussões foram telefónicas, pois saiba-se que o pai estava em Coimbra e a ardilosa mãe em Lisboa, como tal não sabemos como se podia sentir ameaçada.
Depois na tarde de dia trinta e um de dezembro foi a filha entregue ao pai, pela maléfica mãe, para passar o final de ano. Ficou ainda em Coimbra na companhia da empregada ou da mãe desde dia dois até dia doze de janeiro, dia último em que tranquilamente jantou com o pai, tendo este calmamente e de forma combinada ido entregar a filha a casa onde morava com a mãe. Pois daí em diante não soube o pai mais nada da filha até receber um telefonema de uma tal Ângela Cruz, a dizer que a filha estava consigo e que a mãe estaria para reuniões, sabe-se também que a mãe viajou para Angola dia dezoito de janeiro e só voltou quando descobriu que o pai já sabia onde estava a filha. Como não havia ordem alguma do tribunal, podia o pai tomar a guarda da filha e esperar depois a decisão. Mas não o faria tal pai, para não fazer da filha um objeto de luta e obrigando-a a sobressaltos desnecessários, igualando a mãe em egoísmo e maldade.
Agora sabemos que a primeira conferência no tribunal de família e menores, está agendada para inicio de março, pelo que aguardará o pai até lá, apenas matando a saudade da filha nas poucas conversas que lhes vão permitindo ao telefone, sabendo que a filha sempre diz ao pai que vai telefonar todos os dias, mas não o faz e está sempre a ser impedida de o fazer por não facilitarem o numero da filha ao pai ou possibilitarem que a menina ligue.
Esperemos que a situação se esclareça devidamente, embora se saiba que nestas coisas sempre existe uma margem subjetiva de avaliação por parte de várias pessoas e que a conclusão pode não ser a que se espera. Uma coisa será certa, lutará o pai na justiça pela guarda da filha, perante todas as mentiras e adversidades que possam surgir.
ESPERANDO QUE A JUSTIÇA SE FAÇA COM RIGOR E FUNDAMENTADA NAS PROVAS, NÃO EM IDEIAS PRE-CONCEBIDAS E CONCEITOS ERRADOS FEITOS EM CIMA DE AUSÊNCIA DE ANALISES POR TÉCNICOS CAPAZES E JUSTOS, OU AINDA EM CIMA DE CALUNIOSAS ACUSAÇÕES FEITAS PELA MÃE.
POR FIM VALERÁ MAIS QUE QUALQUER SENTENÇA, O JULGAMENTO DA FILHA E O QUE SABERÁ AVALIAR QUANDO TIVER PARA ISSO DISCERNIMENTO. ESPERANDO O PAI NÃO SER NESSA ALTURA DEMASIADO TARDE PARA EVITAR QUE A FILHA SEJA MAIS UMA VITIMA DA VIVÊNCIA DA MÃE.
Vinte e seis anos depois da partida do camarada Zeca.
Hoje faz exatamente, vinte e seis anos, que partiu o camarada Zeca. Mais nos assalta a mente esta data porque uma das suas canções se está de novo a tornar símbolo de contestação e revolta. Sim, essa tal de Grândola vila morena.
Passamos hoje por momentos de maior instabilidade e perseguição de algumas pessoas e até classes inteiras. Ainda ontem lia o professor Canotilho a afirmar a inconstitucionalidade de parte do orçamento de estado, com base em medidas classistas, nomeadamente o assalto às reformas dos que trabalharam.
Esta gente que se instalou na governação portuguesa e mesmo europeia, não percebe que estamos a retroceder, em termos civilizacionais, para condições quase inimagináveis há ainda muito pouco tempo.
O pior da situação está no facto de que nem sequer é porque se tenham deteriorado as condições gerais de qualidade de vida na europa por nenhum fenómeno natural, ou guerra ou outro qualquer acidente imponderável ou improvável. Todo o que nos está a acontecer é causa de decisões políticas e económicas que foram sendo tomadas pelas sucessivas governações ocidentais.
Hoje há comida na europa que chega para todos e ainda sobra, então porque é que alguns passam fome? A resposta está na distribuição e no sistema ultraliberal da economia de mercado, onde o lucro, claramente se sobrepôs a todos os outros vetores da vida em sociedade. Demos como exemplo extremo a fome, como poderíamos falar de emprego, de falências, de atirar para a desgraça famílias inteiras, a quase obrigatoriedade da emigração como única saída para a sobrevivência.
Pode dizer-se o mesmo acerca do dinheiro que está disponível na europa, e é muito e suficiente para inverter o rumo que vamos seguindo. Mas falta consciência distributiva nos capitalistas, quando muito são adeptos da caridadezinha, salvadora da mendicidade para se alimentar, mas não salvadora da dignidade humana.
Não era esta condição de vida dos portugueses, o que ambicionava com as suas acutilantes letras, o nosso saudoso camarada Zeca Afonso, hoje como antes sempre muito atuais, tanto as canções como as ambições de uma vida melhor para os compatriotas menos protegidos pelo sistema. É bom não esquecer que hoje existem bastantes a ser cobertos pelo manto do sistema e que continuam a enriquecer e a melhorar as suas condições de vida. Serão os tais retratados na letra da canção VAMPIROS.
De novo bebendo na escrita de Garrett, parecem esquecer os nossos decisores, que para fazer um rico é necessário fazer padecer, trabalhar em demasia e atirar para a desgraça uns quantos milhares de cidadãos e compatriotas. Era contra esta diferença de classes e o maltratar dos mais desprotegidos que ele, Zeca, se insurgia. Insurreição à qual me junto eu da forma que posso e à qual se juntam cada dia mais milhares de cidadãos deste nosso país, ainda que seja cantando como protesto. Aproveitando o cínico entendimento do senhor primeiro-ministro, de que esta é uma forma de contestar com bom gosto. Pode ser que assim a polícia não carregue sobre as pessoas.
Deixo também a ligação a outra canção do inimitável Zeca, que descreve um determinado tipo de meninos e que são a geração que hoje influencia os nossos destinos. Hoje sem correntes e sem matracas, mas tendo feito vingar o seu estilo de sociedade.
ESPEREMOS QUE A MUDANÇA CHEGUE TAMBEM DE FORMA TÃO SURPREENDEDORA COMO NO TEMPO DA ANTIGA SENHORA.
QUE A MUSICA DO ZECA POSSA TER A SUA INFLUENCIA NESTA URGENTE MUDANÇA.
Guilherme Oliveira Martins, o meu mister Bean, e o melhor dos seus dois mundos.
Hoje admitindo que esta gente da política, com cargos técnicos ou não, entende o politicamente correto como o único caminho a seguir. Pois desenganem-se o único caminho correto a seguir, é o da realidade dita de forma verdadeira.
http://economico.sapo.pt/noticias/exercicio-de-2013-sera-o-mais-dificil-desde-1974_163295.html
Concordo que este será o exercício mais difícil em termos de orçamento desde 1974, mas não estava mesmo a ver-se que era o que ia acontecer? Se apagarmos fogo com gasolina não podemos esperar menos lume. Era isso que os responsáveis pelas nossas finanças e economia esperavam, um milagre da ciência. Os responsáveis são claramente o governo e a troika, quando muito terão um corresponsável, por ser passivo, o senhor presidente da república.
Mas este exercício da físico-química é o que o nosso governo tem tentado fazer e o caminho que os ilustres da troika indicam como acertado, o tal apagar fogo com gasolina.
Pois venha agora o senhor presidente do tribunal de contas dizer que os mesmos que informam que preveem desgraças em termos de deficit, desemprego e contração da economia, também acham que vamos inverter a coisa durante este ano. Isto é querer a concretização do tal milagre da ciência. Mas para não serem considerados mentecaptos dizem de forma soft: “ também prevê que possa começar a haver sinais de recuperação”, a isto na minha aldeia chama-se dar uma no cravo, outra na ferradura. Querer ficar de bem com o Diabo e com Deus, não vá lá ser um ou o outro a mandar.
Estamos todos a ficar fartos desta gente, sejam governantes ou ex governantes em cargos de responsabilidade e que têm de dizer coisas politicamente corretas.
DEMORAREMOS MUITO A MANDAR ESTA GENTE TODA PASSEAR O CÃO?
De novo o senhor ministro Gaspar e suas considerações.
Era para escrever sobre um comentário do Daniel Oliveira acerca de uma oferta de emprego no site do IEFP, pelo quão hilariante é a coisa, mas não vou e deixo apenas o link para que leiam.
https://www.facebook.com/#!/photo.php?fbid=472599252807527&set=a.410544762346310.95037.410083462392440&type=1&theater
Vou escrever sobre o que diz o ministro Gaspar, para o jornal da SIC, pela ignomínia que representa esta gente estar sistematicamente a passar-nos atestados de burrice.
http://sicnoticias.sapo.pt/economia/2013/02/21/vitor-gaspar-desvaloriza-numeros-divulgados-sobre-divida-total-do-pais
Este homem quererá mesmo, fazer de nós tontos?
Aumentar a divida violentamente só é mau se for feito pelo “demoníaco” Sócrates, já se for pelo seu governo, é insignificante, ou melhor, ”não é particularmente significativo”. Esta gente não é séria e encontra na semântica justificação para tudo. O que sabemos é que a nossa situação é má e muito por culpa do valor da divida soberana. Era-o na governação Sócrates e será na de Passos Coelho, cada milhão de euros a mais no endividamento atira-nos para mais longe do equilíbrio das contas públicas. Perante isso, não sei de que equilíbrio fala o ministro quando diz que agora são sustentáveis as contas públicas.
Pensamos que se estamos a decrescer a um ritmo assustador (2%) em termos de PIB, se o crescimento não se vislumbra, e se a divida cresce em termos de PIB e em termos nominais. Como estamos mais sustentáveis que em 2011? Não percebo, mas admito que seja por ignorância minha.
Digo-o há muito, pelo menos desde 2011, no final do resgate estaremos piores que antes dele em todos os indicadores, admito uma exceção, a balança de transações com o exterior, essa será excedentária ou pelo menos equilibrada. Veja-se a evolução diária da divida desde 2009:
Dívida total (fim de dezembro de 2012): 194.518.807.316€
A dívida (nominal) teve a seguinte variação média diária nos períodos indicados:
2012: + 53.616.271€
2011: + 63.331.160€
2010: + 52.132.112€
2009: + 39.133.457€
Sim estão a ver bem, estes são os valores que a dívida aumenta diariamente, cada vez que durante o ano de 2012 acordaram, o estado devia mais 53.616,271€ que no dia anterior. Se repararem cresce a um ritmo superior aos últimos dois anos da governação Sócrates e cresce cerca de 20MM€ ao ano. Não sei de quem é a culpa, mas sei que se era para continuar a crescer assim, antes queria sem austeridade. Agora temos fome no país e a divida na mesma a aumentar, não entendemos de todo esta situação.
BEM SEI QUE A CULPA NÃO É SÓ DO MINISTRO GASPAR, COMO SEI QUE TAMBEM NÃO ERA SÓ DO SÓCRATES, É DO MODELO ECONÓMICO QUE O MUNDO OCIDENTAL DEIXOU INSTALAR NAS NOSSAS SOCIEDADES. MAS POR ESTAS AFIRMAÇÕES ERA O SÓCRATES MENTIROSO, E ESTE É O QUÊ?
Gaspar e as suas certezas. Ou serão incertezas?
Hoje ouvimos na comissão de orçamento e finanças o senhor ministro das finanças dizer que provavelmente a comissão europeia vai dar mais um ano para corrigir a situação de deficit excessivo.
Ajudem-nos a perceber, já será o segundo alargamento de prazo, ou estou enganado? Primeiro mudando o valor admissível para 2012 e agora dando mais um ano para ficarmos abaixo dos 3%. Mas não era isto que o inseguro Seguro vem dizendo faz quase dois anos?
Sempre foi afirmado pelo senhor ministro e mesmo pelo seu chefe, ou menos chefe, Coelho, que esta era uma situação impossível e impensável. Estão então agora a apresenta-la como um triunfo e um belíssimo trabalho? Está esta gente a fazer de nós parvos? Claro que está a tentar fazê-lo, mas não vai ser capaz.
Estão a fazer agora o que deviam ter começado a fazer no final de 2011 e se percebeu o que nos ia acontecer. Fazem-no agora porque tal como dizia-mos no final de 2011, tudo está a sair ao contrário das previsões desta gente. Pior a economia está à beira da rutura e os portugueses à beira da insustentável situação da pobreza generalizada ou pelo menos de enorme dimensão.
Fizeram asneira, e agora de acordo com as indicações do professor Marcelo, tentam alterar o rumo mas sem admitir que o anterior era errado. A isto chamo falta de honestidade, nada de estranhar desta gente. Desde que tomaram posse até hoje nada saiu como diziam que ia sair.
Esta gente não é séria e nada faz de forma honesta em termos de nos informar devidamente. Vamos precisar de mais tempo, mais dinheiro, ou seja novo resgate, mesmo com os juros a cair, se não mudarem radicalmente de rumo. Precisamos de fazer crescer a economia com carater de urgência e de dinamizar a criação de emprego. Sim e pode ser o estado a fazer isso, não por decreto mas com iniciativas e programas que ajudem as pequenas empresas a fazê-lo.
Mas pasme-se com aquilo que diz o senhor PM, mais programas com ajudas a título de empréstimo reembolsável em detrimento dos subsídios a fundo perdido. Com que justificações se pedem apoios à UE a fundo perdido para os países em vez de empréstimos reembolsáveis? Esta gente pensa que todos são iguais a eles, querem o dinheiro apenas para enriquecer e não para fazer nada com ele. Devo dizer que concordo com o reembolsar os apoios, e sendo estes com baixos ou mesmo zero, mas não pelas razões que aponta o PM, apenas para que o país não tenha de se endividar.
ESTA GENTE PENSA TUDO DA FORMA ERRADA E OLHA PARA OS CIDADÃOS COMO CRIMINOSOS E VIGARISTAS EM POTENCIAL.
SÃO INJUSTOS E JULGAM OS OUTROS PELAS SUAS IDEIAS DE MUNDO E ECONOMIA. OS HONESTOS; CLARAMENTE PENSAM DIFERENTE DESTES SENHORES QUE NOS GOVERNAM E OUTROS QUE ENTENDEM A IDEIA DELES COMO ACERTADA.